Projetos Complementares
Todo ambiente pode ser melhorado, seja uma sala, quarto ou um escritório.
Projeto Estrutural
O projeto estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é um projeto complementar ao arquitetônico. Ele tem objetivo de dimensionar e detalhar os elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Além disso, através dele também é possível definir a quantidade e dimensão de alguns materiais que deverão ser utilizados na obra. O projeto estrutural tem a finalidade de realizar a construção de forma segura e econômica, sem gastos exagerados e desnecessários.
As etapas do Projeto Estrutural
Análise do projeto arquitetônico
Na primeira etapa, o engenheiro fará uma análise prévia junto ao arquiteto com o objetivo de entender as especificações do cliente e dialogar sobre as possíveis limitações do escopo, dessa forma analisando as condições e viabilidade do projeto.
Reconhecimento do local
Depois é feito um levantamento das condições da área na qual será feita a obra, como por exemplo o tipo de solo, a situação climática, a facilidade para o acesso de maquinário, e outros dados relevantes para a construção. De acordo com o tipo de solo da área da obra, poderá ser necessário fazer também o levantamento topográfico do local.
Definição do sistema estrutural
Nesta etapa será determinado, juntamente com o arquiteto, o sistema estrutural que será adotado na obra. Por exemplo: alvenaria, concreto armado, metálico, entre outros sistemas disponíveis no mercado.
Cálculo das dimensões da estrutura
Uma vez definido o sistema estrutural a ser utilizado, é necessário mensurar o tamanho de toda a estrutura. Para isso, será necessário considerar fatores como o tamanho e a posição das vigas e dos pilares, o tamanho e o tipo da fundação e dos muros de arrimo, o tamanho e o tipo das lajes, entre outros fatores.
Desenho e detalhamento do projeto estrutural
Nesta etapa é realizada uma demonstração gráfica das partes da estrutura que foram medidas no cálculo feito anteriormente, tendo como base as normas e os padrões técnicos específicos. O desenho e o detalhamento devem ser claros e de fácil entendimento para evitar possíveis erros de execução na obra.
Emissão do projeto estrutural
O projeto estrutural deve ser emitido e apresentado ao cliente para avaliação, aprovação e assinatura. Se for necessário, junto com o projeto também poderão ser anexados outros documentos relevantes, como um memorial com a descrição do projeto e um memorial com os cálculos.
Projeto Elétrico
O projeto elétrico consiste na descrição detalhada da instalação elétrica, realizada por um profissional, aonde serão definidas a quantidade de material necessário, assim como o trajeto dos condutores, divisão em circuitos, comandos, seção dos condutores, dispositivos de manobra. O projeto elétrico é dimensionado de acordo com as necessidades do cliente. Portanto, sua elaboração visa garantir aos futuros moradores conforto, economia, qualidade, segurança e estabilidade para a residência.
As etapas do Projeto Elétrico
Obtenção das plantas arquitetônicas, estruturais e hidráulicas
Nesta etapa inicial é realizada a análise das necessidades dos ambientes dos aparelhos móveis ou fixos. Além disso, deve-se verificar também as características elétricas dos aparelhos a serem utilizados.
Distribuição dos pontos de iluminação
Depois são observados os locais nos quais serão instalados os pontos de iluminação. Por exemplo: No teto, Nas paredes, no ambiente externo, em edículas ou outros conforme a necessidade.
Distribuição de tomadas e pontos de comando
Nesta etapa são distribuídas as tomadas de uso geral, específicos e outros fins. Além disso, também são definidos os locais dos interruptores e lâmpadas, assim como o lançamento de seus comandos.
Localização dos quadros e definição dos circuitos
Nessa fase são definidos os circuitos de uso geral e específico a serem utilizados, e os comandos. Além disso, também são definidos os locais dos quadros, dando preferência para locais de uso comum, como corredores, halls e portarias.
Distribuição de eletroduto e dimensionamento de condutores
Depois, é realizada a distribuição dos eletro dutos em cada ambiente, com o objetivo de interligar o quadro de distribuição aos pontos de consumo. Além disso, também é feito o dimensionamento dos condutores de uso geral, de uso específico e outros.
Diagrama dos painéis distribuidores e dimensionar disjuntores
Nesta etapa será realizada a elaboração de diagramas e o dimensionamento de disjuntores parcial, geral (do quadro de distribuição) e do quadro de medição.
Elaborar memorial descritivo e de cálculo
Na prancha de instalações elétricas há outros componentes, além da planta baixa, sendo eles: O quadro de cargas, os diagramas unifilar e multifilar, que representam esquematicamente as instalações.
Projeto Hidrossanitário
O projeto hidrossanitário, além de ser obrigatório por lei, é essencial para que a instalação predial de água funcione corretamente, uma vez que este sistema compreende os sistemas de distribuição de água e recolhimento de esgotos. O projeto hidrosanitário tem o objetivo de melhorar o funcionamento dos esgotos e visa alcançar o melhor custo benefício através de um bom planejamento hidrosanitário. Dessa forma, o projeto contempla todas as etapas de dimensionamento e cálculos para o funcionamento dos elementos hidráulicos conforme as normas técnicas vigentes.
As etapas do Projeto Hidrossanitário
Levantamento de utilidades
Esta primeira fase do projeto envolve a obtenção de informações sobre a existência de redes públicas na região. Portanto, caso necessário deve-se recorrer à concessionária de água e esgoto local e também ao Corpo de Bombeiros.
Diagrama dos painéis distribuidores e dimensionar disjuntores
Nesta etapa será realizada a elaboração de diagramas e o dimensionamento de disjuntores parcial, geral (do quadro de distribuição) e do quadro de medição.
Elaborar memorial descritivo e de cálculo
Na prancha de instalações elétricas há outros componentes, além da planta baixa, sendo eles: O quadro de cargas, os diagramas unifilar e multifilar, que representam esquematicamente as instalações.
Comece a projetar o seu sonho, deixe seus dados e entraremos em contato:
Quem são os responsáveis
pelo Arco Arquitetura?
Maria Júlia
Graduada em Arquitetura pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix no ano de 2016, pós-graduada em MBA História da Arte pela Universidade Estácio de Sá. É a responsável pelos projetos Arquitetônicos e Design de Interiores.
Renato Mendes
Engenheiro Civil graduado pela pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2016, é responsável pelos projetos: Estrutural, elétrico, hidráulico e acompanhamento de obras.
2022 – Arco Arquitetura
Developed by Articon Agência